Parte fundamental de uma estratégia de Inbound Marketing, saber definir bem a persona é um dos pilares de uma estratégia bem desenvolvida
A persona nada mais é do que a personificação do cliente ideal do seu negócio. Se você já entendeu a importância do marketing digital para a sua empresa, sabe o quanto a persona tem papel fundamental para uma estratégia bem feita e que traga resultados. Entretanto, ela não deve ser feita de qualquer forma.
Produzida através de dados reais dos clientes, a persona é fundamental para realizar uma estratégia que realmente vai atrair mais vendas. Mas, para que a estratégia dê certo é importante saber construí-la da melhor forma.
Muitas empresas erram na hora de construir a persona por acreditarem que o seu desenvolvimento consiste em simplesmente “inventar” esse cliente ideal. Ou seja, a estratégia está totalmente errada.
Em contra partida, a construção da persona é feita com uma base de dados sobre os seus clientes. Neste artigo, você vai entender a necessidade de ter uma persona bem definida e como ela é fundamental para a sua estratégia.
Quando se tem a persona, você sabe para quem vender
Imagine a seguinte situação, sua empresa produz e vende squeezes para praticantes de esportes radicais e este é o público que você deseja atingir. Então, para vender mais squeezes a empresa decidiu patrocinar um grupo de senhoras na terceira idade que praticam hidroginástica.
Você realmente acredita que isso vai funcionar?
Claro, usamos um exemplo com bastante contraste para entender, mas isso não significa que não levamos pequenos detalhes em consideração.
Por isso a definição da persona é fundamental. Se a sua persona é uma atleta, defina toda sua estratégia pensando nela. Contudo, linguagem, canais de comunicação, tudo isso é levado em consideração.
Então, a persona é o mesmo que público alvo?
De forma alguma. O termo público-alvo apareceu com a chegada do marketing 2.0, onde o consumidor era o centro da estratégia. A definição é feita apenas pelas suas características, como:
- Idade
- Gênero
- Nacionalidade
- Classe social
- Localização
Dessa forma, supondo que sua empresa conseguiu estes dados, o público-alvo é formado a partir daí. Veja um exemplo de como ele é definido: Mulher, 20 a 50 anos, classe alta, nascida no Rio de Janeiro, trabalha com produtos de beleza e estética.
Já a persona é muito mais detalhada. Nela, além dos seus dados demográficos, é importante identificar seus gostos, hábitos e até crenças. Tudo isso faz parte da estratégia para cativá-la de forma mais assertiva. Veja um modelo simples de uma persona.
Helena, 37 anos, é uma carioca da gema que adora começar seus dias com uma caminhada na praia. Assim, acredita que essa é a melhor forma de ter energia para iniciar seu dia de trabalho.
Dona de uma clínica de estética, Helena adora acompanhar todos os processos no seu estabelecimento, desde a compra de insumos até a escolha de novos procedimentos para sua clientela.
Contudo, com o aumento da procura de homens em busca de procedimentos estéticos, seu principal objetivo é construir toda uma estratégia de vendas para este público específico. Dessa forma, ela pretende aumentar em até 30% o seu faturamento.
Um dos seus maiores empecilhos é a falta de conhecimento sobre o público. Sua equipe sabe realizar procedimentos masculinos, no entanto, ela não consegue atrair este público, pois seu espaço é “feminino demais”.
Consegue identificar a diferença entre persona e público-alvo? Definitivamente, quando você identifica a persona, sabe agradá-la melhor, fazendo com que sua estratégia seja mais eficiente.
Como montar uma persona?
Ok, agora que você já entendeu a importância de criar um persona, como é possível fazer isso? Lembra que no início do artigo foi dito que uma persona não é construída através da imaginação? Achismos são totalmente dispensáveis na hora de construir a persona. Afinal, os dados são os responsáveis pelos bons resultados.
A pesquisa será a sua aliada durante o processo. Em primeiro lugar, este é o momento de investigar o máximo possível o seu cliente e descobrir informações fundamentais, entre elas.
- Dados demográficos, como idade, profissão, gênero e estado civil;
- Por que ele compra o seu produto ou serviço?
- Qual é o seu objetivo quando adquire o seu produto?
- Qual é sua relação com a marca?
- Usa redes sociais? Quais?
- Quais são suas expectativas?
A coleta dos dados para a construção da persona pode ser feita de diversas formas. Geralmente, as pesquisas são realizadas com a construção de questionários ou entrevistas com os clientes. Mas isso não significa que há outras formas de captar informações.
Algumas ferramentas ajudam na captação de dados, entre elas:
- Google Forms
- Typeform
- HotJar
Saiba analisar os dados
De nada vai adiantar realizar uma pesquisa completa, se a empresa não conseguir trabalhar da melhor forma com eles.
Uma boa dica é conseguir identificar um padrão nas respostas dos clientes. Assim que conseguir visualizar a característica que une todos eles, vai ter chegado naquilo que mais interessa.
Dessa forma vai ser mais fácil enxergar a persona. Neste momento, crie um nome, dê uma profissão e garanta que ela seja, de fato, alguém. Se possível, desenvolva uma história de vida para ela, isso vai deixá-la mais humanizada, por exemplo.
Persona definida, é hora de começar a estratégia
Uma estratégia de marketing de conteúdo bem feita depende da construção da persona. Só assim é possível saber quais são as dores do seu cliente e conseguir saná-las da melhor forma possível.
A construção de uma boa persona não é fundamental apenas para construir uma campanha com bons resultados, mas também para garantir uma boa experiência ao cliente e até mesmo garantir um engajamento maior.
Pequenas empresas também precisam definir suas personas
E não pense você que a criação de personas é algo necessário apenas para grandes empresas ou para quem já tem seus clientes bem definidos. Empresas que estão começando agora devem ainda mais pesquisar o público e construir uma persona qualificada.
Que tal começar a construir agora mesmo a persona do seu negócio? Com uma persona bem desenvolvida desde o começo, seu negócio já nasce agradando o público. Sendo assim, não se preocupe se encontrar mais de um perfil diferente, isso é comum.
Inclusive, é recomendado produzir mais de uma persona, garantindo mais eficiência em cada estratégia.
Precisa de ajuda para construir a persona do seu negócio? Então, entre em contato com a gente, podemos te ajudar nesta e em outras missões para fazer do seu negócio um verdadeiro sucesso.