O marketing digital virou assunto comum quando falamos em trazer bons resultados para negócios.
No entanto, poucas são as pessoas que realmente sabem o que é o marketing digital e como aplicá-lo na prática. Você é uma delas?
A princípio, pode até parecer algo complicado. Mas, quando você entender o que realmente o marketing digital e aplicar sua metodologia, pode ter certeza de que não vai querer saber de outra coisa.
Para entender tudo que precisa sobre marketing digital e começar a perceber seus benefícios, preparamos este artigo.
Nele, vamos explicar tudo que é preciso para ter a certeza de que o marketing digital é o melhor para sua empresa.
Mas afinal, o que é marketing digital?
Provavelmente você já ouviu falar sobre marketing alguma vez na sua vida, certo? As empresas sempre contaram com estratégias off-line para angariar mais clientes. No entanto, com a chegada da internet, este cenário mudou.
O que antes dependia de mídia impressa, passou a ser feito por uma tela.
Apesar de não ter uma data definida, os estudiosos, como Walter Scott, afirmam que o marketing foi inventado por volta de 1940.
Alguns anos depois, mais especificamente em 1450, Gutenberg inventou a prensa tipográfica, iniciando assim as impressões. É neste período que ações de marketing começaram a ficar mais populares.
Novas formas de comunicação, novas formas de propagar a informação. Mídias como jornal, revista, rádio e televisão sempre foram canais de comunicação que usavam do marketing.
Por se tratar de plataformas diferentes, é comum que cada uma delas dependesse de formatos diferentes. No entanto, surgiu a necessidade de produzir algo diferenciado para cada uma delas.
Damos um pulo para 1990. Com a chegada da década, vem também a internet, sendo uma nova forma de se comunicar.
O boom dos computadores pessoais trouxe o marketing digital
Quando os computadores e a internet deixaram de ser itens usados apenas para comunicação durante as guerras, eles começaram a ser comercializados e chegaram nas empresas e casas. Isso abriu um leque de oportunidades, inclusive para a realização de vendas.
Se anteriormente um anúncio qualquer chegava na casa das pessoas pelo jornal, revista ou televisão, com a expansão da internet nas residências este conteúdo começa a entrar por um outro “portal”.
Mas claro, novas mídias, novas formas de se comunicar. O marketing vivia engessado para um tipo de mídia, logo, era necessário que ele se adaptasse ao novo jeito de consumir conteúdo.
É muito importante lembrar, que na década de 1990, não contávamos com toda tecnologia e facilidade que temos atualmente. Por isso os processos eram lentos, a internet tinha conexão discada, até mesmo os buscadores, como Google e Yahoo, funcionavam de forma diferente de como é hoje.
Por que o marketing digital mudou com o passar dos anos?
Simples, pelo fato de que a tecnologia muda a cada dia. Provavelmente seu celular precisa passar por uma atualização frequentemente, não é verdade? Isso também acontece com o marketing digital.
Para se ter uma ideia, a primeira mensagem automatizada foi enviada em 1994. Com o surgimento do primeiro “Spam” nasceu também a possibilidade de mandar um e-mail marketing.
Para cada nova forma que era apresentada, surgia também uma necessidade diferente para aplicar o marketing digital, acompanhe o quadro.
Surgimento dos dispositivos de busca | Aparecimento da necessidade de técnicas de ranqueamento de palavras |
Nascimento dos blogs | Necessidade do marketing de conteúdo |
Aparecimento do Facebook | Uso de redes sociais para realizar o marketing digital |
Aumento do consumo pelo YouTube | Uso de vídeos para propagação de conteúdo |
Durante toda história do marketing, ele precisou se adaptar aos novos formatos para desempenhar um bom papel. Isso não vai ser diferente com o marketing digital. A cada mudança que acontecer, é necessário realizar essas alterações.
Um novo público, um novo marketing
Da mesma forma que a tecnologia precisou se adaptar aos novos jeitos de distribuir conteúdo, é natural que o público também apresente mudanças na forma de consumi-las.
Se antes o público era passivo e apenas consumia aquele conteúdo, hoje ele tem a possibilidade até de fazer parte da construção de uma campanha. Obviamente, essa é uma das inúmeras estratégias que podem ser utilizadas no marketing digital.
A escolha da melhor estratégia é realizada de acordo com a necessidade da sua empresa. Por mais que muitas empresas entendam a necessidade de investir no marketing digital, algumas delas não conseguem nem mesmo identificar quais são suas principais necessidades. Mas não se preocupe, pois isso é facilmente identificado.
Depois disso, é necessário escolher qual é a melhor estratégia para aplicar no seu negócio. Entretanto, você sabe quais são as mais utilizadas no marketing digital?
Estratégias utilizadas no marketing digital
Existem algumas estratégias no marketing digital que são as grandes responsáveis pelo sucesso do seu negócio. Conheça os métodos que vão alavancar os resultados na sua empresa, tanto no engajamento quanto no aumento de vendas.
Inbound marketing
Se no marketing convencional as empresas deveriam ir até o consumidor, atualmente ele próprio que deve ir atrás das empresas. Essa é a máxima do inbound marketing, também conhecido como marketing de atração.
Aqui, a ideia é despertar o interesse do público através de conteúdo, como textos e vídeos. Nesta estratégia, basta suprir uma dor do seu cliente. Nem sempre ele sabe que possui essa necessidade, mas cabe a você enxergá-la e aflorar.
A estratégia de inbound é feita basicamente com a produção de conteúdo. Dessa forma é possível criar uma relação com o seu cliente, já que ele vai ter acesso a materiais de seu interesse com frequência. Como fazer isso? Produção de blogs. Por exemplo, tem uma empresa que vende sucos naturais? Que tal produzir um blog com dicas de lanches que combinam perfeitamente com seu produto?
Marketing de conteúdo
Muito bem, depois de uma estratégia muito bem feita de inbound, sua persona já possui uma dor e precisa solucionar este problema. No entanto, ela não sabe como. Então, cabe ao seu negócio sanar essa dor. Mas, como fazer isso? Investindo em propaganda direta para sua persona? Não mesmo, a melhor forma de fazer isso é com a produção de conteúdo.
Lembre-se, o objetivo não é atrair o público? A melhor forma de fazer isso é com a produção de conteúdo de qualidade. O principal foco dessa estratégia é atrair e converter o seu público alvo dando para ele o conteúdo que ele precisa para atender a sua necessidade.
Um detalhe importante, a forma que você vai desenvolver esse conteúdo vai depender em qual estágio do funil ele vai estar. De modo que, cada fase da sua jornada de compra vai demandar algo mais específico.
Para fazer isso, existem algumas opções. Veja algumas das formas mais eficientes de gerar conteúdo para a sua empresa.
Site institucional
Um erro comum entre as empresas, principalmente aquelas de menor porte, é não investir em um bom site institucional.
Pense, quando você quer contratar algum serviço ou comprar produto, qual é a primeira coisa que faz, não é pesquisar o site da empresa? Logo, ter uma página institucional vai agregar valor.
Além de passar maior credibilidade, um site constitucional bem feito é capaz de passar uma formalidade maior para quem acessa sua página.
Como se não bastasse, ele será mais uma boa plataforma de levar conteúdo ao seu público. Geralmente, a plataforma do blog (que já vamos falar mais sobre ela) fica em uma das abas do site institucional.
Blog
O blog é o carro-chefe do marketing de conteúdo. Trata-se de um canal próprio da sua empresa, onde você vai subir o conteúdo que deseja e acredita ser relevante.
Um blog bem feito é a melhor estratégia para posicionar bem de forma orgânica nas primeiras páginas do Google. Essa é a forma mais prática e barata da sua empresa começar uma estratégia de marketing digital.
Além disso, ele é fácil de ser utilizado, sendo possível editar o conteúdo sempre que for necessário.
SEO
De nada irá adiantar produzir um blog de primeira se ele não for lido.
No entanto, existem formas de otimizar seu conteúdo, fazendo com que ele apareça nas primeiras páginas do Google, e o melhor, de forma gratuita.
Para alcançar esses resultados, utilizamos técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Nada mais é do que um processo para otimização para as ferramentas de busca. Dessa forma, quando bem feito, o SEO consegue colocar a página nas primeiras páginas, atraindo mais tráfego orgânico.
Portanto, é necessário realizar táticas específicas para posicionar bem. Para você ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pela página Internet Marketing Ninjas revelou que a página que fica em primeiro lugar recebe 21% dos cliques, a segunda fica apenas em 10%.
Redes sociais
Nos dias atuais, são raras as empresas que não estão nas redes sociais, portanto, seu negócio não pode ficar de fora.
Levando em consideração o fato de que, um dos grandes diferenciais do marketing digital é a interação com o público, as redes sociais são perfeitas para isto.
Principalmente aqui no Brasil, já que mais de 88% da população usa alguma rede social.
Facebook, Instagram, Twitter, essas e muitas outras redes já fazem parte do cotidiano das pessoas e são levadas em consideração.
Mas, no entanto, não basta apenas fazer perfis da empresa nas redes sociais e publicar aleatoriamente. É necessário realizar uma estratégia para usar a plataforma de comunicação para atrair o público.
E-mail marketing
Com a chegada das redes sociais, muita agente acreditou no fim do uso de e-mails. Entretanto, eles estão firmes e fortes e ainda continuam sendo utilizados como estratégia de comunicação com os clientes.
Eles são usados de diversas formas, o e-mail marketing nada mais é do que um disparo de conteúdo para diversas pessoas. Geralmente feito com alguma ferramenta, essa automação leva conteúdo direcionado para sua persona, de acordo com a fase que ela está na sua jornada de compra.
Os tipos mais comuns de e-mail marketing disparados são:
- Newsletter.
- Educacional.
- Transacional.
- Informacional.
- De nutrição.
Vídeo marketing
A cada dia que passa, o número de consumo de vídeos pelos usuários só cresce. E não é para menos, afinal, o YouTube é hoje a maior plataforma de buscas. Sendo um conteúdo fácil de ser consumido, usar recursos audiovisuais vai atrair sim mais público.
Extremamente versáteis, os vídeos pode ser usados em diversas estratégias de marketing. Desde gravação de um conteúdo para o YouTube, até mesmo a transmissão de uma live no Instagram. Tudo vai depender do objetivo.
Gestão de Leads
Um dos maiores objetivos do marketing digital é conseguir captar leads quentes e convertê-los em venda. Para que isso se torne realidade, é necessário trabalhar na gestão de leads.
Nada mais é do que acompanhar todo o caminho deste possível cliente, desde o primeiro contato até a finalização do processo de compra. Em outras palavras, esse mapeamento é fundamental para conhecer o seu processo de compra e, se necessário, pensar em estratégias para alcançar esse potencial comprador de uma forma mais exata.
A gestão de leads é dividida por etapas, veja quais são:
- Gerar os leads.
- Mapear os leads qualificados.
- Qualificar os leads.
- Nutrir os leads.
É muito importante lembrar que, no marketing digital, a nutrição de um lead não termina no processo de compra, muito pelo contrário.
Este processo só acaba quando o seu cliente se tornou um defensor da marca. Ele criou uma relação tão forte com sua empresa, que apenas comprar determinado produto ou serviço não é suficiente. Assim, ele vai fazer questão de falar com os amigos, compartilhar nas redes sociais e até mesmo fazer com a sua marca faça parte da sua rotina diária.
Com o passar do tempo, a medida que sua rede de leads for crescendo, você irá entender cada vez mais o perfil do seu cliente. Dessa forma é possível realizar uma estratégia campeã.
Mídias pagas
Apesar das técnicas de SEO serem fundamentais para um bom tráfego orgânico, definitivamente não podemos deixar de lago as formas pagas de divulgar seu conteúdo.
Dessa forma, esse tipo de campanha traz um benefício muito interessante para o marketing digital, a segmentação.
Quando você paga pelo propagar seu conteúdo, é possível dizer exatamente para quem ele deve aparecer. Gênero, idade, dentre outras informações extremamente relevantes para obter bons resultados. Mas este é apenas um dos benefícios
Benefícios do marketing digital
Ao contrário do que muita gente acredita, o marketing digital apresenta algumas diferenças quando é comparado com o marketing convencional.
Ou seja, são essas diferenças que fazem do marketing digital algo muito mais vantajoso para sua empresa. Veja quais são seus principais benefícios.
Público mais segmentado
Um dos fenômenos que a chegada da internet possibilitou foi a possibilidade das pessoas formarem grupos diversos de acordo com seus gostos pessoais. Isso não seria diferente com o marketing digital.
É absolutamente possível desenvolver uma campanha de estratégia totalmente segmentada para o seu público, evitando gastos desnecessários. Isso faz com que seu retorno seja maior.
A segmentação analisa os dados, bem como: idade, localização, gênero e até mesmo hábitos de consumo. Isso mesmo, se você vende softwares de contabilidade, provavelmente não vai valer a pena anunciar para um público de adolescentes.
Interação com a audiência
Uma das principais vantagens do marketing digital é a interação com seu público. Em síntese, se antes você via um anúncio em alguma mídia impressa ou até mesmo na televisão, não havia a possibilidade de passar sua opinião para a empresa. Pelo menos não de forma momentânea.
O máximo que o público poderia fazer era mandar uma carta e, em determinados casos, fazer uma ligação. Ou seja, não era lá muito prático.
Com a chegada da internet, seu público interage de forma momentânea no seu conteúdo. Muitos deles até participam do processo de criação.
Essa interatividade é benéfica pois o público cria uma relação com a marca, se identificando. Assim, mais do que comprar um produto ou serviço, o cliente passa a ter uma afeição ao produto.
Economia
Definitivamente, um dos maiores benefícios de aplicar o marketing digital na sua empresa é o custo-benefício. Contudo, as mídias off-line são as formas mais caras de divulgar o seu trabalho, seja impresso, outdoor, rádio ou televisão.
Com um valor muito menor do que o utilizado habitualmente em campanhas off-line, o marketing digital consegue atingir muito mais pessoas. Sem contar que se trata de um público mais qualificado, já que teve a segmentação na hora de desenvolver a estratégia.
Mensuração dos resultados
Todas as campanhas e estratégias realizadas pelo marketing digital são monitoradas e mensuradas milimetricamente. Seja antes, durante ou depois.
Mesmo você conhecendo seu público perfeitamente, há sim a possibilidade de alguma estratégia não sair tão bem quanto imaginava. Por isso é importante mensurar os resultados. Se algo não está bem, mude, se os resultados estão ótimos, continue no caminho do sucesso.
O que não faltam são formas de mensurar os resultados de campanha. Em síntese, com as ferramentas adequadas ou até mesmo com retorno do público. Lembra que o marketing digital é interativo? Então, a resposta não demora a chegar.
Eficácia
Faça um rápido raciocínio, se uma estratégia de marketing digital não é vantajosa, ela é moldada de acordo com os resultados que ela vem apresentando. Logo, com o mapeamento correto garantimos os bons resultados.
O ideal é que a campanha seja assertiva desde o começo, pois é necessário um bom trabalho estratégico para isso. Porém, como nem sempre isso ocorre, essa possibilidade de se adaptar a realidade da sua persona torna seu trabalho muito mais eficiente.
Como saber se o marketing digital é o ideal para minha empresa?
Ainda não acredita que o marketing digital pode ajudar seu negócio?
Entenda o seguinte, aplicar o marketing digital na sua empresa só vai trazer benefícios. Neste artigo, tentamos passar os principais pontos necessários para você entender a importância de utilizar essa estratégia. No entanto, ele não é capaz de passar todo conhecimento necessário para se tornar um expert.
Quer uma dica? Aproveite que já começou a se interessar pelo assunto e pesquise cada vez mais. Em outras palavras, procure blogs, artigos, matérias, tudo isso vai te ajudar a ter uma base de conhecimento interessante que vai ate ajudar a aplicar o marketing digital na sua empresa.
Aqui mesmo, no blog da Agência T42, você encontra diversos conteúdos explicativos, feitos com um conteúdo diferenciado, tudo para te ajudar a crescer nos canais digitais.
A princípio, pode até parecer difícil. No entanto, com o passar do tempo e com muito estudo, você vai entender a importância e relevância do marketing digital.
Qual é a estratégia ideal para meu negócio?
Como é possível observar, o que não faltam são opções de estratégias para aplicar um negócio. No entanto, não há nenhuma receita de bolo quando o assunto é marketing digital.
Para garantir uma estratégia eficiente e de sucesso é fundamental fazer um planejamento estratégico do princípio ao fim. Ou seja, conheça seu negócio, suas necessidades e a partir daí comece uma estratégia.
Lembre-se, no marketing digital não há nada de mágico ou sorte, mas sim estratégia.
Parece difícil? Não se preocupe, afinal, com muito estudo e dedicação você vai entender tudo que precisa e começar a aplicar seus conhecimentos.
Se mesmo assim não se sentir seguro, não se preocupe.
Dessa forma, se você ainda não se sente seguro para aplicar o marketing digital, entre em contato com a Agência T42 e receba uma consultoria e veja como a nossa equipe vai te ajudar.
Podemos aplicar estas e outras estratégias de sucesso para garantir assim o crescimento digital do seu negócio.
Contamos com uma equipe de especialistas que vão cuidar de todo processo, facilitando ainda mais todo esse planejamento estratégico.
Em suma, investir no marketing digital da sua empresa é a melhor forma de cuidar do seu futuro.
Portanto, entre em contato conosco pelas redes sociais ou nos envie um e-mail que entramos em contato com você.