fbpx

Produção de conteúdo digital: Saiba como fazer

Produção de conteúdo digital é algo necessário. Todo mundo que tem a intenção de fazer um marketing digital de qualidade precisa focar em ter bons conteúdos.

Entretanto, para ter um conteúdo de qualidade é importante tomar alguns cuidados. Saber o que produzir e conhecer seu público são alguns deles.

Quer saber como produzir um bom conteúdo para web? Então leia até o final.

 

marketing-de-conteudo

 

Mas afinal, o que é conteúdo digital?

 

Atualmente, é possível trabalhar com o Inbound Marketing por conta da produção de conteúdo digital. Essa produção nada mais é do que fazer material que seja relevante para o seu público.

Isso significa oferecer para a sua persona conteúdo que vai ser interessante de alguma forma. É assim que o marketing digital funciona, ao invés de mostrar seu produto, de forma sútil, ele disponibiliza informação relevante.

Em suma, essa é a função da produção de conteúdo para web.

Entretanto, há diversas forma de executar essa produção.

 

Tipos de conteúdo

 

Existem alguns tipos de conteúdo que são mais usuais em estratégias de marketing digital. Conheça eles e saiba como eles conseguem atingir seu público.

 

E-books

Os e-books são os queridinhos de uma estratégia de marketing de conteúdo. Isso porque um e-book é capaz de conseguir captar bastante lead qualificado.

Ele é considerado um conteúdo rico. Isso significa que possui mais informações, se for comparado com um post de blog, por exemplo.

Entretanto, para ter acesso ao conteúdo do e-book, o seu cliente precisa deixar seus dados, como nome e e-mail. Assim, há uma troca, ele consegue a informação que deseja e a empresa tem um lead qualificado.

Mas por que ele é qualificado? Porque aquela pessoa se interessou pelo assunto que a sua empresa domina. Isso significa que o seu produto é de seu interesse, seja agora ou no futuro.

 

conteudo-digital

 

Blog

O blog também é um tipo de conteúdo muito utilizado. Consiste na produção de textos com conteúdo relevante para o seu público. Geralmente, o blog fica em uma aba no site da empresa.

Lá, você encontra conteúdos diversos que não são sobre o produto ou serviço. Geralmente, os blogs oferecem para o leitor algum assunto que seja de seu interesse. Quer um exemplo?

Em um blog de uma marca de fraldas é possível encontrar diversos assuntos. Entre eles, sobre aleitamento materno, dicas para passear com bebês e até a melhor chupeta. Nenhum deles fala de fraldas, mas são extremamente relevantes. 

Um bom blog deve ser feito com as técnicas de SEO. Assim, ele consegue otimizar a página e fazer com que ela fique bem ranqueada no Google quando alguém for procurar sobre o assunto.

 

Infográfico

Essa é um tipo de conteúdo que tem tudo para ser compartilhado. O infográfico nada mais é do que a junção de textos e imagens em um único arquivo.

Além da sua facilidade para se tornar um viral, o infográfico é muito usado para divulgar muita informação de dados. Isso porque a imagem deixa o conteúdo mais leve de ser consumido.

Vale lembrar que o infográfico também é considerado um conteúdo rico. 

 

Vídeos

Ganhando cada vez mais popularidade, o vídeo é um formato que também é muito usado. Isso porque ele apresenta um bom retorno, seja de engajamento ou de retorno sobre o investimento.

Além do mais, esse tipo de conteúdo é fácil de ser consumido. Isso facilita o contato do público com a sua marca e com aquilo que você deseja vender.

No entanto, se o cuidado com a qualidade de outros tipos de conteúdo é importante, com vídeos ele é redobrado. Faça um roteiro realmente relevante, que vai ajudar seu público. Além disso, é fundamental garantir a qualidade de iluminação, gravação é áudio.

 

Podcasts

Cada vez mais popular nos últimos tempos, o consumo de podcast cresceu 67% no último ano. Os dados divulgados pela página de tecnologias TIL, mostram como os hábitos de consumo mudam no ambiente digital.

Nesse sentido, investir no podcast também funciona para o marketing digital. O que não faltam são marcas que já fizeram os seus e começaram a produzir conteúdo para o seu público.

O bom do podcast é que é relativamente barato de produzir. Não necessita de muito conteúdo e é fácil de subir para as plataformas de streaming.

 

podcast

 

Qual é o melhor formato de conteúdo para minha empresa?

 

Essa pergunta infelizmente não conseguimos responder aqui neste artigo. Isso porque, é necessário realizar diversas pesquisas e estudos sobre a sua empresa. Calma, vamos explicar.

Um estratégia de marketing digital, para dar certo, depende da construção de uma boa persona. Além disso, é muito importante conhecer as necessidades da empresa .

Como é possível tudo isso? Pesquisando.

Por isso, quando decidir começar a produção de conteúdo digital, faça da forma correta. Mais do que evitar erros, é a garantia que a sua estratégia vai realmente funcionar.

Gostou do artigo? Então acesse nosso blog e veja outros textos que vão te ajudar a entender ainda mais sobre marketing digital.

 

sumário

Inscreva-se na nossa Newsletter:

Não pare por aqui

Mais para explorar