Escrita para blog é uma das maiores necessidades de quem quer aproveitar as oportunidades de negócio que o marketing digital traz, mas atenção, precisa ser uma escrita para blog profissional.
Fazer um texto de qualidade, bem escrito e que ainda use as técnicas necessárias para otimização não é qualquer tarefa, mas também não é impossível.
Escrever para o blog do seu negócio é fundamental, portanto, leia o conteúdo que preparamos para você e comece a cuidar do marketing digital da sua empresa.
Por que devo apostar na escrita para blog?
A escrita para blog faz parte da estratégia de marketing de conteúdo. Também conhecida como marketing de atração, essa tática tem como principal objetivo atrair o público com conteúdo relevante.
Em síntese, a ideia é fazer com que cliente crie um relação lealdade com sua marca. Dessa forma, quando ele chegar no estágio do funil de decisão de compra, a primeira empresa que ele vai se lembrar será a sua.
No entanto, fazer que todo esse processo aconteça demanda produção de conteúdo. Justamente por isso vale muito a pena ter um blog.
Portanto, escrever um blog é fundamental para sua estratégia de marketing digital.
Como começar a escrever um blog?
Conheça seu público
Antes de começar a escrever textos aleatoriamente, é importante saber para quem vamos direcionar esse conteúdo.
Ou seja, isso significa que você precisa conhecer o seu consumidor. Afinal, como a empresa vai oferecer um conteúdo relevante se nem sabe para quem está escrevendo?
Então existem diversas formas de conhecer seu cliente, as mais usuais são as pesquisas e as entrevistas.
No caso das pesquisas é possível enviar, por exemplo, por e-mail, WhatsApp ou outras plataformas. O próprio Google possui o Forms. Lá, é possível subir as perguntas que deseja e enviar. Além disso as respostas chegam pelo e-mail.
Também é possível fazer as entrevistas pela internet ou até mesmo quando for atender o seu cliente.
O que não pode é deixar de ter esses dados. Eles são valiosos para sua estratégia.
Saiba o que a persona quer
Com os dados na mão, é hora de construir a persona. Feito isso, chegou o momento de agradá-la.
Agora que a empresa já conhece o perfil do cliente é hora de identificar quais são suas necessidades. Por que que ela está comprando seu produto? Como ela pesquisa sobre o seu serviço na internet?
É obtendo as dúvidas e perguntas que você vai produzir para respondê-las.
Nessa fase é importante identificar as melhores palavras-chave. são elas que vão te ajudar na estratégia para ranqueamento. A escolha da melhor palavra-chave não é feita de forma aleatória.
É necessário realizar uma pesquisa de termos mais utilizados. Duas boas ferramentas podem ajudar nessa
Se organize
A organização é a chave principal para a produção de blogs de qualidade. O ideal é planejar desde as datas das postagens até mesmo a produção dos textos. Vamos por partes.
Primeiramente, com as palavras-chaves em mãos, já é possível definir quais serão os temas. Com eles em mãos, é interessante montar um calendário de postagens. Assim, fica mais fácil organizar sua produção.
A escrita dos textos também precisa ser organizada. Definir uma estrutura de escrita vai facilitar o trabalho do redator, deixando o processo mais rápido. Veja algumas dicas para fazer isso.
- Defina um título (você pode mudar depois)
- Liste os principais tópicos que você quer abordar
- Organize e liste os tópicos
- Adicione mais detalhes (subtópicos, links, CTA’s)
Seja criativo
Quando falamos da escrita para blog, a criatividade é uma ferramenta fundamental. Imagine, uma leitura de texto já é cansativa, se for longa, pior ainda.
Outro detalhe muito importante para lembrar é a plataforma, publicamos os blogs na internet, então é mais difícil ler com telas. Portanto, você precisa segurar o leitor pela criatividade.
Aposte em conteúdos mais ricos, um texto dinâmico e divertido. Se for característica do seu público, aposte em referências sobre o assunto. Essa é também uma forma de cativar e garantir a interação.
Não se esqueça do formato do texto
Neste tópico é interessante levar em consideração duas questões. A primeira, como já disse é o formato que o leitor terá acesso ao conteúdo.
Ler através de telas costuma cansar mais rápido, portanto é importante entender para quem e para quem vamos produzir o conteúdo.
Além disso, lembre-se, você não escreve apenas para humanos, está escrevendo também para robôs, e são estes robôs os grandes responsáveis por otimizar a página.
Ou seja, quando for escrever, aplique as técnicas de SEO.
Com essas dicas, pode ter certeza de que seu conteúdo escrito vai ser um sucesso, entretanto, saiba que a estratégia de blog não é a única para uma boa campanha de marketing digital.
Digamos que o blog é o básico, e você pode e deve colocar outras estratégia no seu modelo de negócio.
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