Estratégias de marketing digital se tornaram fundamentais na hora de aplicar o marketing digital. E não é para menos, com a estratégia correta você consegue alcançar o que quiser.
Neste artigo, além de entender o que é uma estratégia de marketing digital, você vai conhecer quais são melhores estratégias para alcançar o seu cliente.
O que são estratégias de marketing digital?
Uma estratégia de marketing nada mais é do que um planejamento para realizar a divulgação de determinado produto ou serviço.
Esse planejamento, além de usar técnicas e conhecimentos para o processo de divulgação, vai também analisar seus resultados. Pensando na internet, esse conceito é aplicado para o meio digital.
O marketing digital revolucionou a forma das marcas se relacionarem com seu público. Se antes a estratégia era oferecer o produto diretamente para o consumidor, por outro lado, com a chegada das novas formas de consumir esse cenário foi alterado.
Depois que a internet chegou nas casas, lá na década de 1990, o perfil do consumidor consumir mudou. Antes, ele ia até uma loja física para saber informações do produto antes de comprar. Atualmente, no conforto do seu lar ele pesquisa absolutamente tudo antes de efetuar a compra.
Em grande parte das vezes, nem sai de casa também para comprar.
Quem percebeu toda essa movimentação e notou que as empresas não estavam acompanhando essa mudança foram os criadores da Hubspot, Brian Halligan e Dharmesh Shah. Acima de tudo eles identificaram essa necessidade do mercado e criaram o inbound marketing.
Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing é uma das estratégias de marketing digital.
Contudo, o inbound não é o único que pode ser trabalho em uma campanha de marketing digital.
Quais são as estratégias de marketing digital?
Existem algumas estratégias de marketing digital que são as grandes responsáveis pelos bons resultados. Conheça as mais usadas.
Inbound marketing
Uma das estratégias mais usadas é o inbound marketing. Também conhecido como marketing de atração, seu objetivo é atrair o público certo com conteúdo, acima de tudo, relevante.
Se antes o marketing convencional levava as marcas até o cliente, atualmente é o cliente que procura as marcas por conta própria. Ele não precisa ver um mar de propagandas. Isso pode até atrapalhar, inclusive.
Funciona assim. Seu cliente está considerando realizar uma compra, então, ele vai começar a pesquisar tudo sobre o produto. É aí que você vai oferecer um bom conteúdo, respondendo todas as suas dúvidas e criando um relacionamento com ele.
Entretanto, nem sempre é importante sanar suas dúvidas. Mesmo porque, talvez ele nem a tenha. Dependendo de qual parte da jornada de compra, é possível até estimular esse desejo de compra.
SEO
Também muito comum no marketing digital, o SEO é uma estratégia que otimiza a página. O Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que são aplicadas durante a produção de conteúdo.
Quando bem feitas, essas técnicas fazem com que seu site ou blog apareça na primeira página de busca do Google. Entretanto, para que isso ocorra é necessário realizar um conjunto de processos que vão conseguir alcançar este resultado.
Acima de tudo, antes de começar a produzir conteúdo com SEO, é necessário definir bem as palavras-chave. É fundamental conhecer as intenções do seu cliente ao fazer uma busca, e, a partir daí, começar essa estratégia.
Links patrocinados
Se com uma estratégia de SEO é possível colocar sua página na primeira página do Google de forma orgânica, com os links patrocinados eles aparecem no topo também, entretanto, você paga pelo resultado.
Dessa forma, sua página vai aparecer nos primeiros resultados, por outro lado, é demarcado que se trata de um conteúdo pago.
Com essa estratégia é necessário analisar fatores importantes. Os mais importantes são tempo de retorno, erros quando for produzir, quanto tempo vai demorar para ter retorno e até mesmo o custo.
Blog
Ele é muito utilizado quando pensamos em estratégia de produção de conteúdo.
Com a ferramenta de blog é possível produzir um conteúdo diferenciado, respondendo a todas as perguntas do seu cliente. Nessa ferramenta você escreve e disponibiliza para sua persona um conteúdo de qualidade e que vai atender suas necessidades.
Também é possível usar o SEO no blog, fazendo com que você fique ainda mais ranqueado.
E-mail marketing
Assim que apareceram com o primeiro envio em massa de e-mails, essa se tornou uma das estratégias mais utilizadas.
Mesmo sendo uma das maias antigas, ainda vale a pena investir no envio de conteúdo para as caixas pessoais.
Com o mailing de contatos correto e a estratégia individualizada de acordo com a etapa de compra do cliente, a empresa um retorno significativo.
Gestão de redes sociais
Não tem jeito, com a popularização das redes sociais, ficou impossível não ter um perfil que seja da sua empresa. Entretanto, não basta simplesmente fazer uma página no Facebook e é isso mesmo. É necessário aplicar estratégias.
As redes sociais são consideradas o principal canal de interatividade com o público. Nesse sentido, é importante pensar em estratégias voltadas para este público que tem contato com a marca diariamente. Até a escolha da melhor rede social é feita de forma estratégica.
Contudo, quando for produzir para as redes sociais, lembre que nem sempre o perfil do cliente da rede social é o mesmo de blog ou aquele de porta de loja.
É muito importante garantir que está conversando corretamente com seu público.
Produção de vídeos
O vídeo é um dos formatos mais utilizados em uma estratégia de marketing digital. Isso porque ele é uma dos mais consumidos. Uma pesquisa recente mostra que mais de 40% dos usuários preferem assistir um vídeo.
Contudo, é importante produzir um bom conteúdo, com material de qualidade e que atinja o público.
No caso dos vídeos, além de pensar no conteúdo escrito (roteiro), é interessante tomar cuidado com cenário, qualidade de gravação e áudio… Enfim, tudo isso entra em consideração. Até a plataforma de hospedagem dos vídeos precisa sem bem escolhida.
Benefícios de uma estratégia de marketing digital?
Investir no marketing digital da sua empresa vai trazer benefícios que as práticas convencionais não conseguem. Veja alguns deles.
Interatividade com o cliente
Um dos maiores problemas enfrentados pelas marcas antigamente é a dificuldade em ter retorno dos clientes. Afinal, mídias convencionais não conseguem interagir com o público.
Isso não acontece com o marketing digital.
Em qualquer estratégia que aplicar em campanhas de marketing digital você pode ter a resposta do público. Isso é fundamental e garante bons resultados. Imagine, sua empresa publica um vídeo anunciando um novo produto.
Aquilo que vocês pensaram que seria um sucesso se tornou um fracasso total. Como descobrir o motivo? Simples, analisando os comentários. Lá, você vai saber o que aconteceu, retirar imediatamente a campanha do ar logo depois e realizar as adaptações necessárias.
Mas não se preocupe, os exemplos positivos também aparecem, e muito. Assim, a empresa vai medindo os resultados.
O que nos leva para outro benefício.
Métricas mais fáceis de medir
Quando a empresa escolhe aplicar sua verba de divulgação em mídias antigas, poucas são as formas de mensurar seus resultados. Contudo, isso significa que é mais difícil identificar se o conteúdo chegou no público que realmente deveria.
Sem contar no desperdício de conteúdo que é, quando você entrega conteúdos de valor para um público que não é o seu. Já imaginou, gastar com algo que nem vai fazer efeito?
Atualmente, o que não faltam são formas de mensurar os resultados da sua campanha. Como fazer isso?
Antes de mais nada, analisando métricas como o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) ou o Retorno Sobre Investimento (ROI).
Focar no melhor público
Muita gente acredita que um dos benefícios do marketing digital é alcançar um número maior de pessoas. Verdade, faz sentido.
Entretanto, será que é melhor atingir um número menor de pessoas, mas que realmente fazem parte do seu público e garantir a venda ou mandar conteúdo para todos e não conseguir converter tudo isso em vendas?
Direcionando para o público certo você consegue tem mais retorno com menos investimento.
Mais chances de venda
Se antes era mais difícil divulgar seu negócio, agora conseguimos desenvolver uma estratégia com inteligência e que gera bons resultados. Além disso, é possível atrair clientes de todo país.
Qual é a melhor estratégia de marketing digital para minha empresa?
Essa é a pergunta que toda empresa faz. Em suma, a melhor forma de respondê-la é pesquisando. O início de qualquer estratégia de marketing digital consiste em conhecer muito bem a empresa e o seu cliente. Portanto, nada mais correto do que analisar tudo isso.
Para que o marketing digital da sua empresa funcione de forma efetiva você deve garantir que a pesquisa e o levantamento de dados foram bem feitos lá no início. Por isso, invista em quem realmente tem conhecimento suficiente para desenvolver um trabalho bem feito.